Após uma intervenção cirúrgica, devemos nos preocupar com a fase de cicatrização. Uma boa dieta, composta por ingredientes naturais – frutas, verduras, legumes, gorduras boas e proteínas magras – que fornecem muitas vitaminas e minerais, irá ajudar e facilitar uma boa cicatrização.
Alguns alimentos nessa fase devem ser evitados – doces, frituras, café, álcool, refrigerantes e alimentos processados. Esse tipo de dieta é nutricionalmente vazia, ou seja, são alimentos calóricos e quase não contém vitaminas e sais minerais.
Para entender melhor a importância da nutrição neste momento, podemos dividir o processo de cicatrização em três etapas: a fase inflamatória, o estágio de proliferação e a fase de remodelação.
Enquanto a fase inflamatória é definida pela coagulação e necessita de nutrientes como a vitamina K, a segunda etapa se caracteriza pela formação de células epiteliais, fibroblastos e demanda muita vitamina C, zinco, ferro e aminoácidos.

Já na fase de remodelação, o corpo necessita de carboidratos, proteínas e vitaminas, pois é nesse estágio que teremos o processo de formação, maturação e degradação do colágeno.
É por este motivo que não é possível comer apenas um tipo de alimento cicatrizante durante todo o processo de regeneração, já que as necessidades do organismo estarão aumentadas e o foco deverá ser na diversidade de nutrientes.
Podemos destacar alguns alimentos como: Frutas – laranja, pêssego e acerola, são ricos em vitamina C, um nutriente essencial para a formação adequada do colágeno, proteína que regenera os tecidos.
Oleaginosas – Castanhas, nozes e afins, além de contarem com gorduras benéficas e poder anti-inflamatório, elas são boas fontes de zinco, mineral que garante o equilíbrio entre produção e degradação de colágeno.
Proteínas – Os cortes magros de carne vermelha dão um incentivo especial para a formação do colágeno. Já os pescados fornecem ômega-3, gordura capaz de barrar inflamações.
Vegetais – principalmente os de cor arroxeada, que indica a oferta de antocianina, um dos antioxidantes mais efetivos para a pele. Cereja, beterraba e berinjela estão cheias dela.

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